Número da Oi

Atualizado em
Leitura 3 min

Internet 3G: Ainda existe esse tipo de conexão?

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Por Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

mulher mexendo no celular

Com os avanços da tecnologia de dados móveis no Brasil, e a espera do aguardado 5G,  uma pergunta continua no ar: ainda existe internet 3G?

A resposta é que sim, ainda existe. E segundo o levantamento feito pela Teleco em agosto de 2021, a totalidade da cobertura 3G no Brasil chegou a 99,0% dos municípios.

E para saber mais dessa tecnologia e das diferenças entre seus sucessores que estamos aqui hoje. Continue a leitura e conheça mais sobre!

O que é 3G?

Primeiramente, o 3G é a denominação utilizada para informar que se trata da terceira geração das redes móveis. Lançado no começo dos anos 2000, revolucionou o que conhecíamos como internet móvel. Com essa evolução, o uso diário da rede se tornou normal, acessar sites, e-mails, troca de mensagens e redes sociais não ficou exclusivo dos computadores. 

Com velocidades superiores ao seu antecessor, o 2G, começou com larguras de bandas na faixa dos 144 Kb/s e chegando até 168 Mb/s, com os avanços da rede durante os anos. 

E com eles, o sinal 3G acabou ganhando outras denominações, como HSPA e o HSPA +. Ambos os protocolos oferecem velocidades que podem ir de 14,4 Mb/s até 168 Mb/s, variando de acordo com o nível da cobertura oferecido pela sua operadora. 

Qual a diferença entre 3G, 4G e 5G?

Mas o que tem de diferente entre todas essas redes? Bom, como já falamos, o 3G é uma evolução do 2G, o mesmo vale para o 4G e 5G.

A rede com tecnologia 3G tem, em geral, a velocidade de download de aproximadamente 2 Mbp/s (megabits por segundo). Já a 4G permite download de 3 até 5 Mbp/s, quase o mesmo que um computador doméstico conectado no modem via cabo. Enquanto o 5G ainda está no campo da especulação, tudo indica que ela terá muito mais velocidade e integração com a Internet das Coisas.  

3G

  • Velocidade de até 2Mbp/s;
  • Cobertura de 99% dos municípios no Brasil; 
  • Mais em conta. 

4G

  • Velocidade de 3 até 5 Mbp/s;
  • Aparelhos mais modernos. 

5G

  • Ainda sem data de implantação no Brasil. 

Afinal, a internet 3G ainda existe?

Sim, como respondemos já no começo do artigo, ela ainda existe. E o 4G não vai matar o 3G, mas sim, coexistir. Afinal, diversos aparelhos no Brasil ainda usam o serviço, e por usarem frequências diferentes, isso ainda vai dar uma sobrevida para esse tipo de serviço. 

Então, não precisa ter medo. Essa rede ainda tem muito o que oferecer para os seus usuários, principalmente no Brasil.

Quem escreve

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

Graduada em Jornalismo (UFMG), Giovana Fiuza é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.