Número da Oi

Atualizado em
Leitura 3 min

Como rotear internet para o computador? Confira!

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Por Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

pessoa digitando no celular

Nós temos muitos meios para nos conectar à internet atualmente, seja para trabalho, lazer ou para nos comunicar com outras pessoas. Além dos Wi-Fi públicos, é comum ter uma boa internet banda larga em casa, além da internet móvel 4G no celular. Mas o que fazer quando a internet residencial ou o Wi-Fi público não funciona e precisamos da conexão para trabalhar no computador?

Nesses casos, é possível compartilhar internet do celular para o computador, de modo que o seu 4G funciona como uma rede Wi-Fi. Como os planos de internet móvel estão ficando cada vez mais robustos, com alta velocidade e franquias enormes, é possível trabalhar ou estudar bastante, usando a internet compartilhada. Se você não sabe como rotear internet do celular para seu notebook, dê uma olhada no passo a passo, a seguir. 

Como rotear internet do Android

Se você tem um aparelho Motorola, LG ou de outras marcas que usam sistema Android de fábrica, o passo a passo exato de como rotear internet do celular pode mudar um pouco de uma marca para outra. Mas, de modo geral, é só seguir os passos abaixo:

  1. Vá em “Configurações”, tocando no ícone com uma engrenagem; 
  2. Nessa tela, toque em “Rede e Internet”;
  3. Selecione “Roteador Wi-Fi e conexão (tethering)”; 
  4. Acesse a opção “Roteador Wi-Fi'' e clique no botão para ativar a rede;
  5. Tocando em "Avançado'', você pode mudar o nome da rede Wi-Fi e a senha.

Vale ressaltar que nos celulares Samsung, o passo a passo de como rotear internet do celular muda um pouco, já que o sistema Android é customizado pela marca. Você também vai acessar as "Configurações'', mas depois vai procurar o menu “Conexões” e, então, “Roteador Wi-Fi e Ancoragem”. O restante é semelhante ao passo a passo anterior.

Por fim, nos celulares Xiaomi, também há algumas diferenças: logo na tela do menu "Configurar'', você já pode ver um botão “Hotspot Pessoal”. É nele que você clica para compartilhar internet.

Como rotear internet do iOS

  1. Acesse os "Ajustes'' do seu iPhone ou iPad;
  2. Toque em “Acesso Pessoal'';
  3. Nessa tela, toque no botão ao lado de “Permitir Acesso a Outros'';
  4. A senha do Wi-Fi aparece abaixo do botão. Clicando em cima dela, você pode mudá-la. 

Você também pode compartilhar internet do seu iPhone puxando a “Central de Controle”, apertando e segurando naquela parte onde você ativa o Wi-Fi. Novos botões vão aparecer na tela e o último deles é o do Acesso Pessoal. Só clicar nele para rotear internet. 

Como rotear internet do Windows Phone

  1. Vá nas "Configurações'';
  2. Toque no botão para “Compartilhar Internet'';
  3. Se quiser mudar o nome da rede ou a senha, clique no botão com um "lápis''.

Como conectar o computador na internet do celular

Uma vez que você já sabe como rotear internet do celular e seguiu os passos acima, é só conectar seu computador à nova rede, como você conectaria em qualquer Wi-Fi. 

  1. Acesse as configurações de Wi-Fi do seu computador;
  2. Encontre a rede que você criou, pelo nome que apareceu na tela de configuração do celular (Galaxy A32, por exemplo, ou o nome que você criou);
  3. Digite a senha informada no celular.

Por fim, se você tem um MacBook e um iPhone, o próprio sistema da Apple reconhece o “acesso pessoal”, mesmo que você não tenha clicado para compartilhar internet do celular. Basta clicar em "iPhone de João" ou algo do gênero, no menu de Wi-Fi do seu Mac. 

Como você pode observar, o passo a passo de como rotear internet do celular é bem simples e você pode fazer isso em menos de um minuto. Assim, é possível aproveitar sua internet móvel 4G para trabalho, estudo e outras atividades, no notebook e em qualquer aparelho.

Quem escreve

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

Graduada em Jornalismo (UFMG), Giovana Fiuza é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.