Número da Oi

Atualizado em
Leitura 3 min

TV sem sinal: Descubra o que fazer nessa situação

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Por Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

pessoa segurando um controle de televisão

Todos nós já passamos, pelo menos uma vez, por essa situação: sentamos no sofá para assistir nosso programa favorito e percebemos que a TV está sem sinal. Tentamos apertar os botões do controle remoto com mais força, mudar de canal, mas nada resolve… O que fazer nesses casos?

A boa notícia é que a maioria dos casos de TV sem sinal é bem simples de resolver, de modo que logo você estará curtindo sua série ou o jogo do seu time novamente. Confira as dicas, a seguir.

Por que a TV fica sem sinal?

A TV por assinatura e os próprios canais abertos de TV digital, que já são realidade em mais de 4 mil cidades brasileiras, foram criados para oferecer sinal mais estável que a antiga TV analógica — ou seja, é mais raro ficar sem sinal. Mas isso ainda pode acontecer, por várias razões. 

O mais comum e simples de resolver é algum problema pontual no seu receptor (o aparelho da TV a cabo). Além disso, você pode observar a TV sem sinal em dias de chuva e vento fortes. Por fim, é possível que aquele canal ou a operadora estejam passando por alguma instabilidade.

Como ajustar TV a cabo sem sinal de som e imagem?

É simples descobrir o que está causando a TV a cabo sem sinal e resolver o problema. Para começar, siga esses passos:

  1. Desligue o receptor da TV a cabo, espere 30 segundos e ligue novamente;
  2. Espere algum tempo até o aparelho voltar a funcionar e verifique se o problema de TV a cabo sem sinal persiste;
  3. Se isso não funcionar, verifique se os cabos estão bem conectados à tomada, ao receptor e à sua televisão;
  4. Se a imagem não voltar ainda assim, confira com seus vizinhos se eles também estão com a TV sem sinal. Afinal, pode ser uma instabilidade na região;
  5. Se não for instabilidade na região, pode ser algum problema com sua antena ou seus equipamentos. Nesse caso, é melhor abrir um chamado junto à operadora.

Como resolver quando estou sem sinal de TV Digital?

1. Verifique as conexões

O primeiro passo para resolver o problema, se você está sem sinal de TV digital, é conferir se a antena está bem conectada à sua televisão. Ou, se você usa um conversor digital, veja se a antena está bem conectada ao aparelho e este à televisão. 

2. Observe o posicionamento da antena

Se você continuar sem sinal de TV digital, pode ser que a antena esteja mal posicionada. Vale a pena testar outras posições (em cima da TV, em cima de um móvel, mais perto da janela…), caso a antena seja interna. Por outro lado, se sua antena for externa, é melhor chamar um técnico, para evitar riscos.

3. Cheque o estado dos equipamentos

Se o problema de TV sem sinal persistir, dê uma olhada no estado dos cabos. Pode ser que alguém tenha quebrado o cabo sem querer (na hora de arrastar um móvel, por exemplo), fazendo com que você ficasse sem sinal de TV digital. Vale a pena comprar um cabo novo, antes de comprar outra antena ou conversor.

O que fazer quando a TV fica fora do ar por muito tempo?

Caso você esteja há muito tempo com a TV a cabo sem sinal e a operadora não resolva seu problema, é possível reclamar com a Anatel. Para isso, você precisa anotar o número de protocolo da sua reclamação com a operadora e ligar no número 1331 (gratuito). 

Contudo, esse tipo de atitude é desnecessária na maioria dos casos. A TV sem sinal geralmente volta ao normal com os primeiros procedimentos que explicamos: desligar o equipamento, verificar as conexões e ligar novamente. Esperamos que, com essas dicas, você consiga aproveitar seus programas favoritos sem problemas.

Quem escreve

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

Graduada em Jornalismo (UFMG), Giovana Fiuza é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.