Número da Oi

Atualizado em
Leitura 3 min

Como escolher a velocidade de banda larga ideal para você?

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Por Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

homem mexendo no celular

Todo mundo deseja ter uma internet residencial rápida o suficiente para as atividades do cotidiano, certo? Por outro lado, não faz sentido pagar pelos planos de internet superiores e ter mais velocidade do que você realmente precisa. Pois é...

Nesse cenário, como saber qual a banda larga ideal para a sua casa? A boa notícia é que existem algumas dicas simples para ajudar na decisão, que nós explicamos nos próximos itens. 

Velocidade de download e upload

Quando você vê uma oferta de planos de internet com 200 ou 400 mega, esse número em destaque é a velocidade de download. 

Essa é a principal informação que você deve considerar para escolher a banda larga ideal para você, afinal é ela que determina a rapidez que você terá para baixar fotos, vídeos, músicas e outros tipos de arquivos. Já a velocidade de upload é o contrário: é a rapidez para enviar os arquivos e, geralmente, ela é a metade do valor do download. 

Observe suas necessidades

Uma vez que você sabe o que é velocidade de download e upload, como saber qual velocidade é necessária para sua internet residencial? Isso depende de cada caso, de modo que você deve avaliar as suas necessidades. Confira alguns fatores importantes:

  • Quantas pessoas vão usar a mesma banda larga?
  • Quantos aparelhos (celular, notebook, TV, videogame) estarão conectados?
  • Para que essas pessoas vão usar a internet residencial?
  • Alguém vai trabalhar em casa ou jogar online?
  • Até quanto você está disposto a investir nos planos de internet?

Quantas pessoas moram com você?

A informação de quantas pessoas moram com você é muito importante para escolher entre os planos de internet, em especial se todos usam a banda larga ao mesmo tempo. Afinal, os 200 ou 400 mega serão divididos entre todos — e se há muitos aparelhos conectados à mesma rede, é necessário investir num plano com mais velocidade. 

Qual é o seu tipo de consumo?

Os jogos online e trabalho em home office exigem muito mais velocidade do que apenas mandar mensagens no WhatsApp. Por isso, é indispensável avaliar como cada pessoa vai usar a internet residencial. Você pode seguir esses critérios abaixo:

  • Uso leve, para mensagens ou redes sociais, demanda até 5 mega por pessoa;
  • Uso moderado, como streaming de vídeos, demanda de 5 a 10 mega por pessoa;
  • Uso intenso, como jogos e home office, demanda no mínimo 10 mega por pessoa;

Por fim, se você costuma baixar e enviar arquivos pesados, como vídeos em alta qualidade, pode ser interessante investir nos planos com a maior velocidade possível. 

Afinal, qual velocidade de internet residencial ideal?

Se você tem uso intenso, mas mora sozinho ou com apenas uma pessoa, uma banda larga de 200 mega pode ser mais que suficiente. Porém, se você tem muita gente em casa, pode ser mais interessante investir num plano com mais velocidade, mesmo que todos tenham um uso moderado ou leve. Em resumo, é necessário somar todos os fatores para chegar ao melhor resultado para você. Como dissemos, cada caso é um caso!

Quem escreve

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

Graduada em Jornalismo (UFMG), Giovana Fiuza é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.