Número da Oi

Atualizado em
Leitura 3 min

Qual a melhor opção: modem ou roteador? Saiba mais!

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Por Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

mulher mexendo no computador

Quem não entende muito bem de tecnologia provavelmente não sabe que existem diferenças entre Modem e Roteador. Portanto, distinguir um do outro é muito importante para acertar na hora da compra. Ao escolher o aparelho correto você aproveita muito mais o pacote de internet contratado, otimizando ainda mais o sinal de sua rede. Confira a seguir as diferenças! 

O que é modem?

Esse aparelho é responsável por fazer a conexão que vem da rede, ou seja, dos cabos que trazem o sinal de internet da operadora para, enfim, você poder navegar em sua casa. Além disso, ele também oferece maior estabilidade à sua conexão, fazendo com que sua internet seja mais rápida e eficiente.

Geralmente o modem é oferecido gratuitamente durante a instalação pela empresa que você escolheu contratar seu plano. Porém, é importante entender se essa condição estará disponível, pois pode variar de empresa para empresa.  

O que é roteador?

Apesar de ser fisicamente bem semelhante ao modem, o roteador possui uma função diferente. É esse aparelho que vai transmitir o sinal para os dispositivos que você precisar de conexão, ou seja, smartphones, tablets, smart TV, notebooks, entre outros. 

Seja por cabo ou Wi-Fi, o roteador recebe o sinal da banda larga, que é uma tecnologia que oferece conexões de alta velocidade. Tudo isso para você ter uma internet mais rápida e eficiente, capaz de entregar com mais exatidão a quantidade de megas contratados. 

Quais são as diferenças entre modem e roteador?

Basicamente, a principal diferença entre os dois aparelhos é a forma que você pode se conectar à internet. Enquanto o modem só permite que você navegue através de conexão por cabos, com o roteador você acessa a internet sem precisar de fios, ou seja, por Wi-Fi. 

Sendo assim, caso você esteja em dúvida, saiba que o roteador possui as duas funcionalidades, sendo uma opção mais completa e que se adapta a qualquer formato. Além disso, um dos principais diferenciais é a possibilidade de se conectar a mais de um aparelho ao mesmo tempo.  

Modem e roteador juntos, existe mesmo?

Se você busca praticidade, saiba que hoje em dia é possível encontrar um aparelho que oferece as duas opções no mercado. Conhecido como modem-router, o dispositivo consegue fazer as duas funções. Porém, ele é ideal somente para espaços pequenos, pois a potência do sinal fica um pouco comprometida caso você more em uma casa grande. Nesse caso, o ideal é ter aparelhos dedicados para uma melhor performance. 

Afinal, qual é a melhor opção?

A melhor opção entre os aparelhos disponíveis vai depender única e exclusivamente de você e de suas necessidades. Por isso, é fundamental que você coloque na balança o que espera da sua internet no dia a dia antes de fazer a sua escolha. Levar em conta tópicos como frequência de uso, quantidade de aparelhos conectados e atividades a serem executadas no dia a dia pode ajudar a chegar a uma conclusão. 

Outro ponto importante é sobre a velocidade contratada. Não adianta você ter um plano de ultravelocidade se o modem ou roteador adquirido não suportar essa conexão. Portanto, verifique também a capacidade de transmissão de dados dos aparelhos, pois isso fará toda a diferença na entrega do sinal. 

Por fim, verifique com a sua operadora se o aparelho que eles vão disponibilizar é adequado às suas necessidades. Caso você queira um modelo diferente, provavelmente terá que fazer a compra por conta própria, mas terá uma qualidade de conexão muito melhor. 

Quem escreve

Giovana Fiuza - Especialista Número da Oi

Giovana Fiuza

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia - Número da Oi

Graduada em Jornalismo (UFMG), Giovana Fiuza é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.